top of page

AdaptAção Climática Taubaté

APRESENTAÇÃO

O "Guia de Ação Direta para as Mudanças Climáticas de Taubaté" intenciona auxiliar os cidadãos na  adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. 

 

O Guia é um projeto de Educação Ambiental e Climática que procura conscientizar e engajar a sociedade sobre a mudança climática, promover a resiliência das pessoas e comunidades aos impactos climáticos, estimular a tomada de ações sustentáveis e a ajudar as pessoas a se adaptarem às mudanças climáticas e promover a sua participação ativa na prevenção e diminuição das mudanças climáticas

 

Utiliza a Ação Direta, que usa métodos mais imediatos para produzir mudanças desejáveis ou impedir práticas indesejáveis na sociedade. Será aplicada no projeto dada a necessidade urgente das pessoas serem informadas e atuarem indivual e coletivamente para se adaptarem e colaborarem para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O Guia está sendo desenvolvido em colaboração com o projeto UrbVerde, uma iniciativa da USP de São Carlos, com mais de 50 pesquisadores de diversas instituições, dedicados a democratizar o acesso a dados sociais e ambientais. A Unitau é parceira do projeto e atua na pesquisa e no desenvolvimento de produtos, capacitação de gestores públicos e educação ambiental e climática.

 
É um projeto de Extensão realizado pelo Grupo de Pesquisa, Paisagem, Território e Cultura (GPPTC) do Núcleo de Habitação e Desenvolvimento Urbano (NHDU) do Departamento de Arquitetura em conjunto com o Departamento de Engenharia Civil. Se insere no âmbito do convênio da Unitau com a Secretaria de Planejamento de Taubaté (SEPLAN) para estruturação do Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano para tornar Taubaté uma cidade mais sustentável e resiliente. 

 

Objetivo geral:

Elaborar o Guia de Ação Direta para as Mudanças Climáticas de Taubaté para auxiliar os cidadãos na adaptação e mitigação das mudanças climáticas. 

 

Objetivos específicos:

 

  1. Organizar o projeto, Pesquisar fontes e referências sobre o tema e levantar as necessidades e demandas do poder público e da comunidade em relação ás Mudanças Climáticas;

  2. Elaborar o Guia de Ação Direta para as Mudanças Climáticas de Taubaté;

  3. Elaborar e desenvolver Atividades Curriculares de Extensão com alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura que envolvam atenção à comunidade externa;

  4. Divulgar as ações do projeto e o Guia de Ação Direta para as Mudanças Climáticas de Taubaté.;

O Guia proposto fundamenta-se na  Lei nº 9.795 de 1999,  que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental , Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC e no seu Art. 5º, dá as diretrizes para a promoção da disseminação, a educação, a capacitação e a conscientização sobre mudança do clima e na Lei  nº 14.926/2024,  que altera a Lei nº 9.795, para assegurar atenção às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e vulnerabilidades a desastres socioambientais.

 

Baseia-se nas orientações do Guia de Ação Local pelo Clima, concebido pelo ICLEI e tem como referência pedagogica a publicação UNESCO "Educação para o Desenvolvimensto Sustentável", para elaborar os Objetivos de Aprendizagem, as competências e orientações para ações educativas para realidade local.  

Métodos

Pesquisar fontes sobre o tema e levantar as necessidades do poder público e da comunidade em relação às Mudanças Climáticas. Elaborar o Guia. Desenvolver Atividades Curriculares de Extensão com alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura. Divulgar as ações do projeto e o Guia.

Equipe

Ademir Fernando Morelli - Coordenador Geral

Ademir Pereira dos Santos – Professor colaborador do Projeto

Bolsista: Nathan Oliveira Reno do Amaral

Voluntárias: Ana Karoline da Silva Oliveira, Livia Maria dos Reis, Maria Laura Zanella

​Contato

Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.

Obrigado pelo envio!
bottom of page