UNITAU participa do lançamento nacional da plataforma UrbVerde
- Ademir Fernando Morelli

- 6 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mai.
A Universidade de Taubaté (UNITAU) está presente no lançamento nacional da Plataforma UrbVerde, uma ferramenta inovadora voltada ao monitoramento ambiental urbano e ao apoio na tomada de decisões sustentáveis. O projeto, que nasceu em 2021, foi lançado nesta semana e reúne mais de 40 pesquisadores de diversas instituições, como UNITAU, UFBA, UFSCAR, USP, UNIARA, Universidade Lusófona e Instituto Polis.
A UNITAU, por meio da atuação do Prof. Dr. Ademir Fernando Morelli, tem papel fundamental no desenvolvimento da plataforma e na capacitação de gestores públicos para a gestão ambiental e climática.
A participação da UNITAU no projeto UrbVerde começou em 2023, com o convite do coordenador-geral do projeto, Prof. Marcel Fantin, do Instituto de Arquitetura da USP de São Carlos, que reconheceu a expertise do Prof. Morelli em Ecologia de Paisagem. Desde então, a UNITAU contribui para a avaliação da conectividade das áreas verdes urbanas, desenvolvimento de produtos, capacitação de gestores públicos e educação ambiental e climática. Além disso, está sendo elaborado um termo de parceria entre a UNITAU e a USP, permitindo a ampliação do envolvimento de professores e alunos da graduação e pós-graduação no projeto.
Uma ferramenta essencial para o planejamento urbano sustentável
A Plataforma UrbVerde centraliza e disponibiliza dados espaciais e ambientais sobre todos os municípios brasileiros, permitindo análises detalhadas sobre temperatura, vegetação, parques e praças. Esses dados fornecem suporte essencial para gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil no planejamento urbano sustentável e na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Segundo o Prof. Morelli, plataformas como a UrbVerde são fundamentais para a criação de cidades mais resilientes, ajudando na adaptação a desafios ambientais como a ilha de calor urbana.
“As plataformas de análise ambiental são ferramentas poderosas na luta contra as mudanças climáticas, pois fornecem dados precisos e atualizados, permitindo tomada de decisões mais conscientes e eficazes para mitigar e se adaptar aos impactos da crise climática”, explica o docente.
Um dos destaques do envolvimento da UNITAU no UrbVerde é o uso da plataforma no projeto de extensão Guia de Ação Direta para as Mudanças Climáticas de Taubaté.
Próximos passos para a expansão da UrbVerde
Com o lançamento nacional da plataforma, a próxima etapa do projeto será a validação dos dados em cidades selecionadas como parceiras, incluindo Taubaté. A UNITAU, por meio do Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Taubaté (CEPDU), atuará em conjunto com a Secretaria de Planejamento Municipal para testar as informações da UrbVerde e desenvolver estudos específicos que auxiliem a cidade a se tornar mais sustentável e preparada para os desafios climáticos.
"Também estamos envolvendo mais professores e alunos da graduação e pós-graduação da Unitau, principalmente dos programas em Doutorado e Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional. Um exemplo é a participação da Prof. Dra. Quésia Postigo Kamimura, na formulação de uma proposta de pesquisa utilizando a plataforma UrbVerde sobre os efeitos das Ilhas de calor na saúde humana", finaliza o Prof. Ademir.
O envolvimento da UNITAU no UrbVerde reafirma o compromisso da Universidade com pesquisas inovadoras e soluções aplicadas ao desenvolvimento urbano sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A participação ativa no projeto não só fortalece a produção científica da instituição, mas também contribui para melhorias concretas na qualidade de vida da população e na preservação ambiental.
Pedro SilviniACOM/UNITAU
Fonte: Noticias Unitau

Comentários